Resenha: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.

Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.

Mas Jannon é curioso...




           Desde que vi a divulgação desse livro, não me interessei muito em ler, mas acabei ganhando ele em sorteio e o que custava começar a leitura né? Então valeu a pena de certa forma, porque o livro me surpreendeu bastante. Apesar de não ser bem o meu estilo literário, mas eu gostei. Primeiro que a arte dele é linda, gente o título é em relevo e nossa ele vem com uma capa de couro e um marcador super fofo (como vocês podem ver na foto). 
         Robin Sloan soube escrever um bom livro, ele contém muitas informações acerca de tecnologias, inovações e tal... No inicio do livro eu achei cansativo todas essas informações, mas no decorrer do livro percebi que elas eram essenciais para que o leitor se situasse. Até o meio do livro mais ou menos, eu lia um pouco e parava, rsrs, porque a narrativa é um pouco lenta, mas depois eu só larguei o livro quando terminei.
         Sobre as personagens as que mais me cativaram foi Clay, é claro, rsrs e teve outras também que eu amei, que foi a Kat, apesar de que em algumas partes eu achei ela chata, tipo ela não falava sobre outra coisa a não ser o google, mas ela é muito dedicada no que faz e acredita cegamente no potencial do ser humano e isso é legal. Também gostei muito do Mat, ele é super criativo e desempenhou um papel fundamental na vida de Clay. Há também o Neel, ele basicamente financia o Clay em tudo, mas não que o Clay seja aproveitador, mas é que ele são muito amigos.
        Bom e o Penumbra? Gente de inicio eu achei ele um pouco chato, como assim, você trabalhar em uma livraria e não poder tocar em nenhum livro???? Eu simplesmente desistiria do emprego, ou faria o que Clay fez.... rsrs. Mas depois o Penumbra se torna um velhinho simpático e que eu passei a amar. 
        Bem gente o livro é super interessante e tem uma mensagem de reflexão que ele passa que eu simplesmente amei, mas que eu não posso falar, rsrs, porque ela é o tema do final do livro, rsrrs. E com certeza eu indico esse livro, vale a pena vocês lerem! Ele é  maravilhoso!

Quote do livro: ( Eu simplesmente achei essa parte tão fofa, vocês vão entender melhor quando lerem o livro)

" – Oi – eu digo – Posso perguntar uma coisa a você? – Ela ri e balança a cabeça. – Como você faria para encontrar uma agulha num palheiro?
(…) – Eu pediria à palha para encontrar a agulha. – Então, emite um guincho fantasmagórico baixo e sai pulando em um pé só.”



Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e deixe seu recado!!